top of page

Não existe jantar de graça

​O pronunciamento feito ontem pela Presidenta Dilma Rousseff foi muito bonito. O desconto é positivo para a inflação, para a indústria, para o consumidor final. Mas, essa redução não sairá de graça. Não existe jantar de graça, já diziam economistas desde a década 1930. O Governo insiste em anunciar que o Tesouro Nacional arcará com as despesas de desoneração da conta de luz. Entretanto, o Tesouro é o órgão que gasta o dinheiro que a Receita Federal arrecada, é o seu dinheiro, consumidor. 
 

A Presidenta Dilma, agindo de forma política, não divulga as autorizações de aumento que as concessionárias receberam no fim de 2012 (veja no link http://zip.net/btjkKh). 

Um Partido como o PT sempre populariza suas decisões. É evidente que um desconto de 16% para consumidores residenciais é importante. Aqui, no Rio de Janeiro, você consumidor, nunca sentirá este desconto na sua conta. A Light, que é a concessionária que distribui a energia na capital, aumentou a conta em Novembro de 2012, logo após o anúncio que haveria o desconto. O aumento foi de 11,85% para residências. Este fato não fora relatado pelo partido que só dissemina as boas notícias, tipico fato dos governantes Sul-americanos.



O fato em questão não é apenas o desconto da conta de luz, que realmente é um ponto positivo para o consumidor, mas a questão é o constante tratamento da mais alta cúpula do governo federal de tentar ofuscar notícias importantes simplesmente com o pensamento nas eleições de 2014. Quem valoriza mais o resultado do que o processo acaba errando em ambos.

 

Leitura recomendada:

Exame.com

Valor.com

Infomoney

Blog da Miriam

WSJ

  • Wix Facebook page
  • Wix Twitter page
  • Wix Google+ page
bottom of page